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Boletim de Inteligência de Mercado Abrapa com as principais notícias do mundo do algodão
02 de Junho de 2023

Destaque da Semana – Mais uma semana de alta volatilidade no mercado, refletindo as incertezas econômicas e climáticas no hemisfério Norte.  Apesar da volatilidade, as cotações internacionais se mantém na mesma faixa há 8 meses - entre 78 e 87 cents. Algodão em NY 1 – O contrato Jul/23 fechou ontem a 86,42 U$c/lp (+7,9%). Algodão em NY 2 - Referência para a safra 2022/23, o contrato Dez/23 era cotado a 81,58 U$c/lp (+3,9%) e o Dez/24 a 77,35 (+1,4%) para a safra 2023/24. Basis Ásia (01/06), o Basis médio do algodão brasileiro posto Leste da Ásia: 877 pts para embarque próximo (Middling 1-1/8"" (31-3-36), fonte Cotlook) Altistas 1 – O teto da dívida dos EUA superou o primeiro grande obstáculo, ao ser aprovado na Câmara dos Deputados de lá (House) com grande suporte de ambos os partidos. Agora segue para o Senado. Altistas 2 – Na China, com perspectiva de uma safra bem menor, os preços internos da pluma continuam subindo, tornando a importação de algodão cada vez mais viável. Altistas 3 – Mesmo após chuvas recentes, o Monitoramento de Seca dos EUA atualizado mostrou muito pouca melhoria para o Sudoeste dos EUA (onde fica o Texas). Baixistas 1 – Entretanto, alguns analistas veem que as perspectivas para a safra dos EUA estão melhorando por conta das chuvas recentes no Oeste do Texas. Temos que continuar acompanhando o clima por lá. Baixistas 2 – A previsão de uma semana prevê fortes chuvas em algumas regiões do Texas. As perspectivas de 1 a 2 semanas apresentam chances acima do normal para precipitação. Baixistas 3 – A demanda global permanece afetada pela economia global (juros e inflação altos, crescimento baixo), com varejistas cautelosos nos pedidos mais a longo prazo. EUA 1 - O USDA divulgará somente hoje as vendas de exportação desta semana. Normalmente os dados são divulgados às quintas, mas esta semana será atrasado por causa do feriado de segunda feira por lá. EUA 2 - O plantio de algodão nos EUA avançou 15 pp em relação à semana passada para 60%, ainda atrás do ano passado (66%) e da média dos últimos cinco anos (62%). Plantio - O plantio segue em andamento na Índia e Paquistão. As chuvas de monções são aguardadas este ano com atraso de alguns dias.  No Paquistão, a expectativa é de uma boa safra para reverter as perdas do ano passado. China 1 - Com o plantio finalizado, a Associação de Algodão da China (CCA) divulgou esta semana que em Xinjiang a produção pode cair para 5,3 milhões de toneladas, devido a reduções na área plantada e na produtividade. A previsão inicial era de quase 5,6 milhões tons. China 2 - A taxa de operação das fiações continua alta, impulsionada principalmente pelo mercado interno. China 3 - Demanda por algodão importado continua muito ativa na China.  Após quase um ano, o spread de preço algodão doméstico x importado está favorecendo a importação, com o aumento de preço do algodão local. China 4 - A China tem sido o mercado mais ativo nos últimos dias, com participação de estatais, fiações e tradings privadas nos negócios internacionais de algodão. Agenda - Na próxima semana (sexta, 9/Junho) será divulgado o relatório de junho de oferta e demanda do USDA. Exportações 1 - O Brasil exportou 60,3 mil tons de algodão em mai/23. O volume foi 26,1% menor que o total embarcado em mai/22. Exportações 2 - No acumulado de ago/22 a mai/23, as exportações somaram 1,316 milhão de toneladas, queda de 17,7% com relação ao mesmo período da temporada passada. Colheita 2022/23 - Até o dia 02/06 foram colhidos:  BA (1,2%), GO (9%), MG (11%), MS (0,12%), PR (60%), SP (21%). Os estados de MT, MA e PI estão com início de colheita prevista para segunda quinzena de Junho.  Total Brasil: 1,09 % colhido. Este boletim é produzido pelo Cotton Brazil, programa da Abrapa. Contato: cottonbrazil@cottonbrazil.com

Conselho de Representantes e Conselho Administrativo da Abrapa realizaram reuniões esta semana
31 de Maio de 2023

Os próximos passos para a realização do Congresso Brasileiro do Algodão 2024 (14º CBA), cujos detalhes de data e local serão divulgados em breve, e a implementação do Programa de Qualidade do Algodão Brasileiro – certificação voluntária/autocontrole – Mapa, na safra-piloto (2022/2023), foram os temas trabalhados na 1ª Assembleia Geral Extraordinária do Conselho de Representantes da Abrapa, que ocorreu, virtualmente, na última terça-feira, 30 de maio. Um dia antes, 29, a mesma temática foi debatida da reunião do Conselho Administrativo, da qual participam apenas os membros deste. Com a assembleia, as deliberações do Conselho são expandidas para as das estaduais, que participam, através de delegados, proporcionalmente, do foro. O 14º CBA será lançado em agosto, em evento para o mercado, em São Paulo.

Movimento Sou de Algodão ganha loja oficial no Mercado Livre
31 de Maio de 2023

O Mercado Livre anuncia o lançamento da loja oficial do Sou de Algodão, movimento que nasceu para estimular a moda responsável a partir do uso do algodão nacional. A iniciativa chega à plataforma com 16 marcas brasileiras que já integram o movimento, que ganhou grande notoriedade nos últimos anos. A parceria  está alinhada ao compromisso do Mercado Livre em ampliar seu sortimento de moda e impulsionar empreendedores de impacto positivo, facilitando o acesso dos seus usuários a produtos mais sustentáveis. A nova loja nasce com amplo sortimento de roupas e artigos de decoração, sendo o primeiro canal de vendas ou mesmo complementando os canais das marcas que integram a primeira fase do projeto. Dentre elas estão: Aramis, Amazonia Vital, Atelier Dando o Nó, Bentii, Cippóo, Deborah Slings, Galpão 71 Camiseteria, Luna, Mibello, Myneira Decor, Nos Alpes, Pangéia, Verona, Zele, Zupt Baby e Zuzu Pijamas. Atualmente, são mais de 2.700 lojas oficiais no Mercado Livre, que complementam o sortimento ampliado do marketplace, formado ainda por outras marcas e empreendedores brasileiros. “Na medida em que ampliamos o nosso sortimento de produtos, onde a moda tem um papel central, queremos dar cada vez mais visibilidade para empreendedores e marcas que geram impactos socioambientais positivos e também atender o crescente interesse dos consumidores por uma moda mais sustentável”, diz Laura Motta, gerente sênior de Sustentabilidade do Mercado Livre no Brasil. “Estamos entusiasmados com a chegada do Sou de Algodão e com a oportunidade de multiplicar as oportunidades geradas por meio do nosso ecossistema”, completa. Criado em 2016, o movimento conta com a participação de profissionais da cadeia produtiva e da indústria têxtil, além de diversas marcas que valorizam a matéria-prima nacional ambientalmente correta, socialmente justa e economicamente sustentável. “Sempre foi nosso desejo facilitar a busca do consumidor por produtos feitos com a nossa fibra, e um marketplace seria uma solução perfeita para facilitar essa pesquisa. Com mais de 1250 marcas parceiras, esse desejo se transformou numa missão que, hoje, cumprimos, em parceria com o Mercado Livre”, contextualiza Alexandre Pedro Schenkel, presidente da Abrapa. “E essa conquista vai ajudar nossas marcas parceiras a se posicionarem ainda mais como empresas que promovem a moda responsável. Com a nossa loja oficial, vamos alinhar as nossas duas missões principais: fortalecer esses negócios, oferecendo um espaço que amplia a visibilidade deles, e impulsionar as vendas de produtos com alto percentual de algodão”, completa o executivo. Para muitas marcas, como é o caso da marca de jeanswear Verona, uma loja oficial no Mercado Livre pode marcar uma importante etapa do desenvolvimento do negócio, ganhando visibilidade no maior e-commerce da América Latina. “A Verona está no mercado há 33 anos e vê a entrada da marca para a loja Sou de Algodão como uma oportunidade de alavancar o negócio se unindo ao movimento. Prezar a tradição da marca juntamente à moda sustentável e entrar no Mercado Livre, referência em marketplace, trará excelentes resultados, além da valorização da indústria nacional.”, conta Raquel Cezar, Gerente de Marketing da Verona. Sobre o Mercado Livre O Mercado Livre é a companhia líder em tecnologia para e-commerce e serviços financeiros na América Latina, que oferece soluções para que pessoas e empresas possam comprar, vender, anunciar e enviar produtos por meio da internet, assim como soluções de pagamento, crédito, investimentos, seguros e gestão de benefícios. Além da plataforma de e-commerce e do banco digital Mercado Pago, a empresa conta com os serviços do Mercado Envios, Mercado Livre VIS (Veículos, Imóveis e Serviços), Mercado Ads e Mercado Shops. Maior e mais completo marketplace da América Latina, o ecossistema do Mercado Livre atingiu mais 148 milhões de usuários ativos na região em 2022, sendo 73 milhões de compradores e 3,3 milhões de vendedores, permitindo alcançar 509 visitas, 36 compras e 173 transações a cada segundo. Em 2022, sua receita líquida atingiu US$ 10,5 bilhões, quando também alcançou US$ 34,4 bilhões em vendas, superando a marca de mais de 1 bilhão de produtos enviados. Fundado em 1999 e presente em 18 países, o Mercado Livre superou a marca de 39 mil colaboradores diretos na região, mais de 15 mil apenas no Brasil, seu principal mercado. Atualmente, é uma das 10 melhores empresas para trabalhar no país, dentre as 10 melhores em tecnologia, sendo ainda a melhor para as mulheres. Sobre o Sou de Algodão É um movimento único no Brasil que nasceu em 2016 para despertar uma consciência coletiva em torno da moda e do consumo responsável. Para isso, a iniciativa une e valoriza os profissionais da cadeia do algodão, dialogando com o consumidor final com ações, conteúdo e parcerias com marcas e empresas. Outro propósito é informar e democratizar o Algodão Brasileiro Responsável (ABR), que segue rigorosos critérios ambientais, sociais e econômicos, representando 42% de toda a produção mundial de algodão sustentável. Fonte: Abrapa Acesso em: https://jornalnovafronteira.com.br/movimento-sou-de-algodao-ganha-loja-oficial-no-mercado-livre/ https://jovemsulnews.com.br/noticias/movimento-sou-de-algodao-ganha-loja-oficial-no-mercado-livre/ https://desafioambiental.com.br/sustentabilidade/sustentabilidade-movimento-sou-de-algodao-ganha-loja-oficial-no-mercado-livre/  

Cotton Brazil promove algodão brasileiro em missão na Tailândia e Bangladesh
31 de Maio de 2023

Tailândia e Bangladesh são países com projeção de aumento no consumo de algodão brasileiro nos próximos anos. Por isso, a Associação Brasileira de Produtores de Algodão (Abrapa) marcou presença na semana passada em dois eventos setoriais promovidos pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE) e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). “Empresas e governos brasileiros estão cada vez mais focados nos países da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN, na sigla em inglês). Há grandes oportunidades em um mercado com quase 700 milhões de pessoas”, diz Marcelo Duarte, diretor de Relações Internacionais da Abrapa. O executivo coordena o Cotton Brazil, iniciativa focada em posicionar o algodão brasileiro no mercado mundial da pluma. De 22 a 23 de maio, MRE e ApexBrasil realizaram a Missão Brasil-Tailândia, com apoio da Câmara de Comércio Brasil-Tailândia. A capital tailandesa, Bangcoc, recebeu empresários e representantes de governos e associações para reuniões e visitas técnicas com entidades e empresas de vários setores, incluindo o setor têxtil. A Tailândia importa 15 mil toneladas de algodão brasileiro, o que a coloca em 10º lugar no ranking de maiores importadores da pluma nacional. O Brasil tem 9% do market share tailandês. Bangladesh. Outro evento internacional que contou com a presença da Abrapa na semana passada ocorreu em Daca, capital de Bangladesh, nos dias 25 e 26 de maio. O país importou 206 mil toneladas de algodão do Brasil no último ano e está em 4º lugar no ranking de importadores da pluma brasileira. “O Brasil tem somente 12% do market share em Bangladesh e sabemos que conversando e entendendo mais o mercado podemos ampliar essa participação”, afirma Marcelo Duarte. A presença consistente do algodão brasileiro no mercado internacional foi institucionalizada pela Abrapa em 2019, com o início do programa Cotton Brazil. A iniciativa tem parceria da Apex-Brasil e da Anea, e tem apoio das embaixadas brasileiras e de adidos agrícolas nos dez países prioritários China, Vietnã, Paquistão, Bangladesh, Coreia do Sul, Indonésia, Índia, Tailândia, Turquia e Egito. Saiba mais em www.cottonbrazil.com. Fonte: Abrapa (Assessoria Cotton Brazil) Acesso em: https://jovemsulnews.com.br/noticias/cotton-brazil-promove-algodao-brasileiro-em-missao-na-tailandia-e-bangladesh/ https://revistacultivar.com.br/noticias/cotton-brazil-promove-algodao-brasileiro-em-missao-na-tailandia-e-bangladesh

Nota de Agradecimento
31 de Maio de 2023

​A Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) e suas associações estaduais, em nome de todos os cotonicultores do Brasil, parabeniza a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), pelo grande esforço em prol da paz no campo e da justiça, com a aprovação do PL 490/2007 - o Marco Temporal. Destacamos o papel do deputado Pedro Lupion, nesta vitória democrática, que permitirá ao Brasil seguir em sua missão de alimentar e prover de algodão o mundo, gerando, ainda, desenvolvimento para a nossa nação. Nota de agradecimento_FPA_Marco Temporal  

Cotton Brazil promove algodão brasileiro em missão na Tailândia e Bangladesh
30 de Maio de 2023

Tailândia e Bangladesh são países com projeção de aumento no consumo de algodão brasileiro nos próximos anos. Por isso, a Associação Brasileira de Produtores de Algodão (Abrapa) marcou presença na semana passada em dois eventos setoriais promovidos pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE) e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). "Empresas e governos brasileiros estão cada vez mais focados nos países da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN, na sigla em inglês). Há grandes oportunidades em um mercado com quase 700 milhões de pessoas", diz Marcelo Duarte, diretor de Relações Internacionais da Abrapa. O executivo coordena o Cotton Brazil, iniciativa focada em posicionar o algodão brasileiro no mercado mundial da pluma. De 22 a 23 de maio, MRE e ApexBrasil realizaram a Missão Brasil-Tailândia, com apoio da Câmara de Comércio Brasil-Tailândia. A capital tailandesa, Bangcoc, recebeu empresários e representantes de governos e associações para reuniões e visitas técnicas com entidades e empresas de vários setores, incluindo o setor têxtil. A Tailândia importa 15 mil toneladas de algodão brasileiro, o que a coloca em 10º lugar no ranking de maiores importadores da pluma nacional. O Brasil tem 9% do market share tailandês. Bangladesh. Outro evento internacional que contou com a presença da Abrapa na semana passada ocorreu em Daca, capital de Bangladesh, nos dias 25 e 26 de maio. O país importou 206 mil toneladas de algodão do Brasil no último ano e está em 4º lugar no ranking de importadores da pluma brasileira. ""O Brasil tem somente 12% do market share em Bangladesh e sabemos que conversando e entendendo mais o mercado podemos ampliar essa participação"", afirma Marcelo Duarte. A presença consistente do algodão brasileiro no mercado internacional foi institucionalizada pela Abrapa em 2019, com o início do programa Cotton Brazil. A iniciativa tem parceria da Apex-Brasil e da Anea, e tem apoio das embaixadas brasileiras e de adidos agrícolas nos dez países prioritários China, Vietnã, Paquistão, Bangladesh, Coreia do Sul, Indonésia, Índia, Tailândia, Turquia e Egito. Saiba mais em www.cottonbrazil.com. Assessoria Cotton Brazil: Thielli Ehlert Bairros: 65 99631-6668 thielli@dialogonline.com.br Imprensa Abrapa: Catarina Guedes - Assessora de Imprensa (71) 9 8881-8064  

Movimento Sou de Algodão ganha loja oficial no Mercado Livre
30 de Maio de 2023

​ São Paulo, 30 de maio de 2023 - O Mercado Livre anuncia o lançamento daloja oficial do Sou de Algodão, movimento que nasceu para estimular a moda responsável a partir do uso do algodão nacional. A iniciativa chega à plataforma com 16 marcas brasileiras que já integram o movimento, que ganhou grande notoriedade nos últimos anos. A parceria  está alinhada ao compromisso do Mercado Livre em ampliar seu sortimento de moda e impulsionar empreendedores de impacto positivo, facilitando o acesso dos seus usuários a produtos mais sustentáveis. A nova loja nasce com amplo sortimento de roupas e artigos de decoração, sendo o primeiro canal de vendas ou mesmo complementando os canais das marcas que integram a primeira fase do projeto. Dentre elas estão: Aramis, Amazonia Vital, Atelier Dando o Nó, Bentii, Cippóo, Deborah Slings, Galpão 71 Camiseteria, Luna, Mibello, Myneira Decor, Nos Alpes, Pangéia, Verona, Zele, Zupt Baby e Zuzu Pijamas. Atualmente, são mais de 2.700 lojas oficiais no Mercado Livre, que complementam o sortimento ampliado do marketplace, formado ainda por outras marcas e empreendedores brasileiros. "Na medida em que ampliamos o nosso sortimento de produtos, onde a moda tem um papel central, queremos dar cada vez mais visibilidade para empreendedores e marcas que geram impactos socioambientais positivos e também atender o crescente interesse dos consumidores por uma moda mais sustentável", diz Laura Motta, gerente sênior de Sustentabilidade do Mercado Livre no Brasil. "Estamos entusiasmados com a chegada do Sou de Algodão e com a oportunidade de multiplicar as oportunidades geradas por meio do nosso ecossistema", completa. Criado em 2016, o movimento conta com a participação de profissionais da cadeia produtiva e da indústria têxtil, além de diversas marcas que valorizam a matéria-prima nacional ambientalmente correta, socialmente justa e economicamente sustentável. "Sempre foi nosso desejo facilitar a busca do consumidor por produtos feitos com a nossa fibra, e um marketplace seria uma solução perfeita para facilitar essa pesquisa. Com mais de 1250 marcas parceiras, esse desejo se transformou numa missão que, hoje, cumprimos, em parceria com o Mercado Livre", contextualiza Alexandre Pedro Schenkel, presidente da Abrapa. "E essa conquista vai ajudar nossas marcas parceiras a se posicionarem ainda mais como empresas que promovem a moda responsável. Com a nossa loja oficial, vamos alinhar as nossas duas missões principais: fortalecer esses negócios, oferecendo um espaço que amplia a visibilidade deles, e impulsionar as vendas de produtos com alto percentual de algodão", completa o executivo. Para muitas marcas, como é o caso da marca de jeanswear Verona, uma loja oficial no Mercado Livre pode marcar uma importante etapa do desenvolvimento do negócio, ganhando visibilidade no maior e-commerce da América Latina. "A Verona está no mercado há 33 anos e vê a entrada da marca para a loja Sou de Algodão como uma oportunidade de alavancar o negócio se unindo ao movimento. Prezar a tradição da marca juntamente à moda sustentável e entrar no Mercado Livre, referência em marketplace, trará excelentes resultados, além da valorização da indústria nacional.", conta Raquel Cezar, Gerente de Marketing da Verona. Sobre o Mercado Livre O Mercado Livre é a companhia líder em tecnologia para e-commerce e serviços financeiros na América Latina, que oferece soluções para que pessoas e empresas possam comprar, vender, anunciar e enviar produtos por meio da internet, assim como soluções de pagamento, crédito, investimentos, seguros e gestão de benefícios. Além da plataforma de e-commerce e do banco digital Mercado Pago, a empresa conta com os serviços do Mercado Envios, Mercado Livre VIS (Veículos, Imóveis e Serviços), Mercado Ads e Mercado Shops. Maior e mais completo marketplace da América Latina, o ecossistema do Mercado Livre atingiu mais 148 milhões de usuários ativos na região em 2022, sendo 73 milhões de compradores e 3,3 milhões de vendedores, permitindo alcançar 509 visitas, 36 compras e 173 transações a cada segundo. Em 2022, sua receita líquida atingiu US$ 10,5 bilhões, quando também alcançou US$ 34,4 bilhões em vendas, superando a marca de mais de 1 bilhão de produtos enviados. Fundado em 1999 e presente em 18 países, o Mercado Livre superou a marca de 39 mil colaboradores diretos na região, mais de 15 mil apenas no Brasil, seu principal mercado. Atualmente, é uma das 10 melhores empresas para trabalhar no país, dentre as 10 melhores em tecnologia, sendo ainda a melhor para as mulheres. Sobre o Sou de Algodão É um movimento único no Brasil que nasceu em 2016 para despertar uma consciência coletiva em torno da moda e do consumo responsável. Para isso, a iniciativa une e valoriza os profissionais da cadeia do algodão, dialogando com o consumidor final com ações, conteúdo e parcerias com marcas e empresas. Outro propósito é informar e democratizar o Algodão Brasileiro Responsável (ABR), que segue rigorosos critérios ambientais, sociais e econômicos, representando 42% de toda a produção mundial de algodão sustentável. Informações à imprensa: Nahiza Monteles:nahiza.monteles@edelman.com | +55 11 95919-8467 Débora Camargo:debora.camargo@edelman.com | +55 11 97244-5211 imprensa-mercadolivre@edelman.com www.edelman.com.br Mariana Torelli -mariana.torelli@viracomunicacao.com.br | (11) 96397-6100 Carolina Felski -carolina.felski@viracomunicacao.com.br | (19) 99915-1321 Thiago Rodrigues -thiago.rodrigues@viracomunicacao.com.br | (19) 99687-0812 https://viracomunicacao.com.br/ "

Ampasul recebe visita técnica em seu laboratório de análise de pluma
30 de Maio de 2023

A Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) deu início à agenda de visitas técnicas aos laboratórios participantes do programa Standard Brasil HVI (SBRHVI), em 2023. O primeiro a receber o time do programa de Qualidade da Abrapa foi o laboratório da Associação Sul Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampasul), no dia 23 de maio, na cidade de Chapadão do Sul. A visita foi realizada pelo assistente do Centro Brasileiro de Referência em Análise de Algodão (CBRA), Deninson Lima, que viajou acompanhado do técnico Alexandre Alves. As vistorias técnicas fazem parte do Terceiro Pilar do programa SBRHVI, de orientação aos laboratórios. Na ocasião, os técnicos da Abrapa foram recebidos pelo gestor do laboratório da Ampasul, Renato Marinho de Souza. Segundo Deninson, a visita técnica avalia se o laboratório cumpre os requisitos do programa SBRVI, assim como analisa a sua evolução, desde a implantação do programa. Este ano, o foco sul mato-grossense é a implementação do Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ), de acordo com a norma ABNT ISO/IEC 17.025 de 2017. “Constatamos um grande amadurecimento em relação ao SGC, quanto à documentação. Eles também visam dar entrada, em breve, no processo de acreditação da Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro (CGCRE), o único organismo reconhecido pelo Governo Brasileiro para essa finalidade”, disse. Para Renato Souza, a visita foi muito produtiva. “Além de abordarmos o preenchimento de todos os itens obrigatórios da lista de Verificação e Diagnóstico de Conformidade do Laboratório (VDCL), conversamos sobre a implementação da normativa, a preparação para a visita dos auditores, e fizemos alinhamentos em relação aos procedimentos adotados pelo CBRA sobre melhores práticas para análise do algodão. São oportunidades de atualização muito positivas”, concluiu o gestor. Fonte: Abrapa Acesso em: https://jovemsulnews.com.br/noticias/ampasul-recebe-visita-tecnica-em-seu-laboratorio-de-analise-de-pluma/