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Comitiva da Abrapa visita estatais chinesas para promover algodão brasileiro
24 de Abril de 2023

A promoção do algodão brasileiro para empresas chinesas foi reforçada com a Missão Vendedores, da Associação Brasileira de Algodão (Abrapa), que visitou, na sexta (21), três estatais da China. A Chinatex e a CNCGC são as maiores empresas de compra de algodão do país asiático. Ainda houve visita à China National Cotton Exchange (CNCE), organização que reúne milhares de compradores de algodão no país. ""Apresentamos os produtores de algodão que fazem parte da comitiva brasileira, trocamos informações sobre nossas estratégias e, ao mesmo tempo, ouvimos a percepção das empresas sobre os nossos produtos"", contou Alexandre Schenkel, presidente da Abrapa. Schenkel disse que a comitiva ficou satisfeita com os retornos dados pelos empresários chineses. ""Quanto maior a excelência do nosso produto, maior será a remuneração. Isso nos faz voltar motivados e com a certeza de que estamos no caminho certo"". Qualidade, rastreabilidade, sustentabilidade têm sido palavras que norteiam as visitas da comitiva da Abrapa durante toda a missão na Ásia. ""Compartilhamos informações sobre o algodão brasileiro e todas as empresas que visitamos gostaram muito. A Chinatex e a CNCGC apontaram a necessidade de aperfeiçoar a padronização de lotes. Quanto à logística, temos o programa ABR-Log, que inicia neste ano com a certificação das práticas de escoamento entre a beneficiadora de algodão até o embarque nos portos"", informou Marcelo Duarte, diretor de Relações Internacionais da Abrapa e responsável pelo programa Cotton Brazil, que realiza a missão. Na sexta (21), o Cotton Brazil Outlook ocorreu em Pequim, reunindo empresários chineses e o embaixador do Brasil na China, Marcos Galvão. ""Galvão falou muito bem da cadeia produtiva do algodão brasileiro. Com o Programa de Qualidade do Algodão Brasileiro, desenvolvido pelo Ministério da Agricultura e Pecuária em parceria conosco, temos a certificação do Governo Federal para comprovar a qualidade da pluma. Concluímos a missão na China e agora seguimos para a Coreia do Sul, para mostrar o potencial do algodão brasileiro"", disse o presidente da Abrapa. Criado em 2019 pela Abrapa, o Cotton Brazil é o programa de promoção do algodão brasileiro em escala global, em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e com apoio da Associação Nacional de Exportadores de Algodão (Anea). A Missão Vendedores é o segundo intercâmbio comercial do Cotton Brazil neste ano. Em março, uma comitiva esteve na China.

Abrapa mostra qualidade do algodão brasileiro aos chineses
20 de Abril de 2023

Informações sobre a qualidade do algodão brasileiro foram apresentados a industriais chineses na última segunda-feira (17), durante o primeiro evento da Missão Vendedores,o Cotton Brazil Outlook, organizado pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) em Xangai. A China é o principal importador do algodão brasileiro. No ano comercial 2021/22 (ago/2021 a jul/2022), o país absorveu 27% da pluma brasileira. Já de agosto de 2022 até o momento, o país asiático adquiriu 36% da produção nacional, cerca de 1,19 milhão de toneladas. “Empresários da indústria têxtil chinesa compareceram ao evento e contamos também com a presença do embaixador brasileiro na China, Augusto Pestana. Tivemos muita participação dos convidados. Mostramos bons exemplos de rastreabilidade e o público ficou entusiasmado, confiando cada vez mais na produção do algodão brasileiro”, avaliou Alexandre Schenkel, presidente da Abrapa. Durante o evento, o diretor de Relações Internacionais da associação, Marcelo Duarte, apresentou a estrutura utilizada pelo Brasil para aferir a qualidade da pluma. São 11 laboratórios de classificação, 70 máquinas de High Volume Instrument (HVI) e o Centro Brasileiro de Referência em Análise de Algodão (CBRA). No decorrer da apresentação de Duarte, os empresários conferiram os dados mais atualizados dos indicadores de qualidade do algodão brasileiro, entre eles micronaire, comprimento e uniformidade da fibra. Os participantes do evento também conheceram o Programa Brasileiro de Qualidade do Algodão, desenvolvido em parceria entre o Ministério da Agricultura e Pecuária do Brasil (Mapa) e a Abrapa. O programa certifica os fardos de algodão que cumpriram as exigências do padrão internacional de verificação da qualidade da fibra. O mercado chinês será o primeiro a receber fardos certificados pelo programa na safra 2023/24. A Abrapa também divulgou o status atual do programa Algodão Brasileiro Responsável (ABR), certificação socioambiental que afere boas práticas agronômicas, de gestão ambiental e relações trabalhistas. “Mostramos que 86% da produção brasileira do ciclo 2021/22 foi certificada e também que somos o principal fornecedor de algodão com licenciamento Better Cotton no mundo”, citou Schenkel. Ainda durante a agenda do primeiro dia da Missão Vendedores, a comitiva da Abrapa visitou as indústrias Texhong, um dos maiores fornecedores de fios e tecidos de algodão do mundo, e a Shangai Textiles. O intercâmbio comercial segue até o dia 25 de abril e inclui também a Coreia do Sul. *Com informações da Abrapa. Por: Redação | Em: 20 de abril de 2023 Tags:Agronegócio, Algodão, Exportação *Leia mais em* https://www.trendsce.com.br/2023/04/20/abrapa-mostra-qualidade-do-algodao-brasileiro-aos-chineses/

Acordo de cooperação entre Abrapa e Banco do Brasil - benefício aos produtores ABR
20 de Abril de 2023

O Banco do Brasil finalizou os estudos visando dispensar a cobrança da Tarifa de Estudo, que corresponde a 0,5% sobre o valor das operações de financiamento a produtores com certificação ABR. A lista dos produtores aptos a receberem o benefício está pronta para ser enviada para as agências de origem de cada produtor. Segundo o BB, 384 produtores, clientes do BB estão aptos a receber o benefício e alguns ficaram de fora por apresentarem pendências com o Banco. É aguardada a nomeação da Vice-Presidência de Agronegócios do BB para fazer o anuncio e autorizar as agencias a operar. (Possivelmente esse cargo será assumido pela ex-ministra Katia Abreu). Fonte: Abrapa.

Calvin Klein é a nova parceira do movimento Sou de Algodão
20 de Abril de 2023

O movimento Sou de Algodão, iniciativa da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), anuncia a chegada da Calvin Klein como nova marca parceira. A adesão fortalecerá o uso da fibra na produção de peças da companhia e seus compromissos para um consumo consciente e responsável. O objetivo é valorizar o uso da fibra, apostando na união de toda cadeia produtiva para transformar a moda brasileira. Visto que 70% das peças da Calvin Klein são de algodão, a marca reconhece que possui o papel de se tornar referência em termos de responsabilidade socio-ambiental com a fibra e sua produção. Pensando na importância do ESG, a marca se uniu ao movimento Sou de Algodão a fim de valorizar e dar visibilidade ao algodão que é reciclável, não produz microplástico e 92% é cultivado em regime sequeiro, sem necessidade de irrigação. Ao estar lado da Abrapa, a CK reforça o seu compromisso com uma produção responsável e preocupada com questões ambientais. ""A participação no movimento Sou de Algodão reforça o caminho que Calvin Klein vem percorrendo em prol de melhores práticas socioambientais. As peças da marca são majoritariamente produzidas com algodão, então é algo natural que nos tornemos referência em uso de fibras mais sustentáveis. Ao estar ao lado da Abrapa, o discurso e as práticas são fortalecidos"", comenta Fábio Vasconcellos, presidente do grupo PVH e Calvin Klein Brasil. O objetivo de Sou de Algodão é, justamente, em união com a Calvin Klein, tornar o propósito da marca ainda mais abrangente e ampliar as boas práticas sobre o uso do algodão. Com fiscalizações rigorosas, leis trabalhistas e ambientais, a label visa consolidar sua posição em torno do uso da fibra em sua produção. ""Estamos ganhando cada vez mais visibilidade com o propósito de unir o campo à moda, fortalecendo a importância da fibra para o mercado. Já somos mais de 1200 marcas parceiras e a chegada da Calvin Klein, importante player, reforça o quanto nosso compromisso de consumo consciente e responsável já está gerando impacto no mercado e no consumidor final"", conta Silmara S. Ferraresi, diretora de relações institucionais e gestora do movimento Sou de Algodão. Abrace este movimento: Site:www.soudealgodao.com.br Facebook, Instagram, Youtube, LinkedIn e Pinterest: @soudealgodao Serviços Calvin Klein: Site:www.calvinklein.com.br/ Instagram: @calvinkleinbrasil

Missão Vendedores retorna à China e comprova confiança no algodão brasileiro
20 de Abril de 2023

A comitiva da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) está recebendo retorno positivo dos empresários chineses visitados pela Missão Vendedores. O intercâmbio comercial tem o objetivo de dialogar com clientes do algodão brasileiro no país asiático. Nesta terça (18), a visita à empresa Bros Eastern, especializada em fabricação e comercialização de fios e localizada em Ningbo, foi um exemplo da boa percepção que o mercado chinês tem da pluma brasileira. ""Já visitamos a empresa antes, mas desta vez percebemos que estão mais confiantes no algodão brasileiro. Ganhamos credibilidade"", diz Alexandre Schenkel, presidente da Abrapa. Schenkel reforçou o trabalho dos cotonicultores brasileiros e das associações estaduais para dar força aos programas da Abrapa que entregam qualidade, sustentabilidade e rastreabilidade para os consumidores da fibra nacional. ""A pandemia levou todos os setores a altos e baixos em relação ao consumo, mas estamos verificando na China que as empresas estão se movimentando, inclusive a indústria têxtil. Estão mais otimistas em relação ao mercado mundial, o que contribui para os nossos negócios"", explica o executivo. Em visita a uma trading de algodão na província de Tongshou na quarta (19), a comitiva brasileira pode apresentar, em mãos, uma camiseta rastreada de ponta a ponta pelo programa SouABR. ""Foi muito importante mostrar aos executivos chineses que naquela camiseta tem algodão produzido por nove produtores rurais, mostrar em qual fiação foi feito o fio, a malharia, a confecção e a marca que criou a peça. Isso é rastreabilidade e causou boa impressão"", contou Alexandre Schenkel. A indústria em Tongshou já havia sido visitada pela Abrapa em 2019, mas anos depois os brasileiros se depararam com uma impressão melhor do algodão cultivado no país. ""Explicamos como funciona o sistema brasileiro de rastreabilidade, pelo qual verificamos a qualidade da pluma e seguimos padrões internacionais. Mostramos nossos indicadores de qualidade e falamos do início do Programa de Qualidade do Algodão Brasileiro, que tem a chancela do Ministério da Agricultura e Pecuária do Brasil. Depois da conversa, quisemos saber se tudo isto é importante para a credibilidade da fibra brasileira e a resposta foi positiva"", explicou o presidente da Abrapa. Em Zhengzhou, ocorreu o segundo evento Cotton Brazil Outlook, em que a Abrapa atualiza os industriais e demais interessados sobre a produção do algodão brasileiro abordando safra, rastreabilidade, qualidade e sustentabilidade. ""Houve muita interação do público e isso nos mostra a credibilidade do trabalho feito pelo Cotton Brazil"", afirma Schenkel. Criado em 2019 pela Abrapa, o Cotton Brazil é o programa de promoção do algodão brasileiro em escala global, em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e com apoio da Associação Nacional de Exportadores de Algodão (Anea). A Missão Vendedores é o segundo intercâmbio comercial do Cotton Brazil neste ano, seguindo até 25 de abril e incluindo visitas à Coreia do Sul.

Relatório mensal de safra - abril
20 de Abril de 2023

Números do algodão Acompanhe, no Relatório de Safra da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), para o mês de abril, os principais indicadores para o algodão brasileiro: área, produção, estimativa de produtividade, ritmo das exportações, preços, oferta e demanda global da pluma e muito mais. Clique no link abaixo e confira! Relatorio_safra_Abrapa.17abr2023

Panorama da qualidade
20 de Abril de 2023

Num país de vastas extensões territoriais, como o Brasil, diversidade é a palavra que define o clima, nas regiões produtivas de algodão, o que pode contribuir ou comprometer a qualidade geral da fibra, produzida nos diferentes estados. Veja, no relatório de estatística da qualidade do algodão brasileiro, um panorama do desempenho da nossa pluma, nas principais características aferidas por análise instrumental, levantadas pelo programa Standard Brasil HVI (SBRHVI). Relatorio Qualidade FINAL

Bayer renova parceria com movimento Sou de Algodão
19 de Abril de 2023

​O encontro marcou a presença do líder global de Algodão e Sorgo da companhia, Shea Murdock, no Brasil, onde permanecerá por alguns dias, visitando os estados de Mato Grosso e Bahia, para conhecer melhor as necessidades e oportunidades da cadeia do algodão no país A evolução da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) e da cotonicultura nacional, assim como o presente e o futuro da inovação em tecnologias para o campo, pontuaram a programação que reuniu Abrapa e Bayer, na quarta-feira, 12, em Brasília. O encontro marcou a presença do líder global de Algodão e Sorgo da companhia, Shea Murdock, no Brasil, onde permanecerá por alguns dias, visitando os estados de Mato Grosso e Bahia, para conhecer melhor as necessidades e oportunidades da cadeia do algodão no país. O executivo global e sua equipe foram recebidos pelo presidente da Abrapa, Alexandre Schenkel, os ex-presidentes, Júlio Busato e Arlindo Moura, o tesoureiro da Abrapa, Carlos Moresco, e o diretor executivo da entidade, Marcio Portocarrero. Na comitiva da empresa, estavam o presidente da Bayer, no Brasil, Márcio Santos, o diretor executivo Soja e Algodão, Fernando Prudente, o líder global de Pesquisa e Desenvolvimento de Herbicidas, Tracy Eugene Klingaman, o líder global Pesquisa e Desenvolvimento de Inseticidas, Renato Carvalho, dentre outros. A agenda com a Bayer contemplou, ainda, um jantar, no qual a empresa renovou a parceria com a Abrapa, no movimento Sou de Algodão. “A Bayer é uma grande parceira do algodão brasileiro, não somente nas nossas iniciativas, como o Sou de Algodão. Ela é parceira no campo, no dia a dia do cotonicultor. Ficamos muito felizes por renovar, por mais um ano, o compromisso da empresa com o Sou de Algodão, mostrando, ao quadro de líderes da companhia, no Brasil e no globo, o quanto o algodão brasileiro tem evoluído, em qualidade, sustentabilidade e produtividade, e como o trabalho do cotonicultor, através de sua associação, contribui para isto”, afirmou Alexandre Schenkel. As informações partem da Abrapa. Fonte: Agência SAFRAS 19/04/2023